• Isabel Urrutia

7 DICAS PERFEITAS PARA APRENDER A FALAR EM PÚBLICO E VENCER O MEDO


Conheça as técnicas que vão te ajudara desenvolver uma excelente apresentação


Você consegue imaginar estar diante de uma plateia para fazer uma apresentação e, de repente, ficar paralisado, com a boca seca e com mal estar, sem conseguir dizer uma palavra? Essas são algumas das sensações que as pessoas que têm medo de falar em público sentem.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo jornal britânico Sunday Times, falar em público é o maior medo de 41% dos entrevistados, superando até o temor às doenças e morte. 

Esse medo passa a ser um grande problema, não só nas relações pessoais como na carreira profissional. Afinal, uma das soft skills mais procuradas no mercado de trabalho estão relacionadas às competências de comunicação e persuasão.


No entanto, a habilidade de falar em público não é um dom natural para todos. Saiba que existem técnicas e cursos que podem te ajudar a superar essa barreira. Para colaborar nesse processo, separamos algumas dicas importantes. Confira! 



1. Identifique seu público

O primeiro passo para quem quer falar bem em público é conhecer a audiência para o qual irá se apresentar. Pode parecer algo simples, mas essa é informação importante e decisiva para a sua palestra. 

Ao saber quem é o seu público, você vai poder adaptar e direcionar a sua linguagem para captar a atenção e estar de acordo com o nível de conhecimento das pessoas sobre o assunto. 

Com isso, você vai garantir a segurança para desenvolver a sua fala, pois a vai transmitir a mensagem correta para o público certo. 


2. Saiba o tema

Um dos grandes diferenciais em palestras de sucesso é o fato de o palestrante demonstrar o domínio do tema. Por isso, é importante que você faça uma boa pesquisa e estude o assunto. 

Se você transmite autoridade na sua fala, vai conseguir encantar e contagiar a sua audiência. Além disso, vai ter confiança e segurança para desenvolver a sua fala, o que irá diminuir o seu medo. 


3. Organize o conteúdo

É essencial que você esteja preparado para possíveis imprevistos durante a sua apresentação, pois com o nervosismo pode acontecer de você travar ou esquecer a sua fala. 

Por isso, uma dica valorosa é que você faça um roteiro da sua apresentação. Não é uma tarefa difícil, é possível fazer um resumo, listar tópicos e palavras-chave que vão despertar a sua memória. 

Outro ponto é fazer apresentações em recursos visuais, como slides. Mas, nunca é demais ter anotações impressas, afinal, pode ser que a tecnologia te deixe na mão. 


4. Pratique em voz alta

Tudo pronto, apresentação organizada e roteirizada, é só aguardar o dia da palestra. Não mesmo, se você quer superar o medo de falar em público, você precisa praticar a apresentação. 

Uma alternativa certeira é treinar em voz alta, pode ser sozinho ou com outras pessoas. Assim, você será capaz de adequar a pronúncia, determinar o tempo da sua fala e prever algumas reações do público. 


5. Interaja com o público

Depois de seguir as dicas anteriores, você está totalmente preparado, então, vamos falar do dia da apresentação. 

Para que você cative a sua audiência, é essencial que estabeleça uma ponte e interaja com as pessoas. Uma opção interessante é desenvolver dinâmicas e recursos interativos sobre o tema, mas você também pode fazer perguntas à plateia. 

Outro ponto importante é demonstrar atenção ao público e verdadeiramente olhar as pessoas. Mas se isso te assustar, não precisa olhar para todos, procure focar em quem você conhece ou naqueles que estão mais atentos e interessados. 


6. Acerte o tom de voz

Para ter sucesso na hora de falar em público, é de extrema relevância adequar o seu tom de voz. Não há nada pior do que uma apresentação monótona, em que a pessoa fale muito baixo e com o mesmo tom de voz. 

Se você quer transmitir emoção e impactar o seu público é importante projetar a voz e acertar a melhor entonação para cada momento. Assim, a sua comunicação será efetiva, mas também vai cativar e despertar a atenção das pessoas. 


7. Vá além da comunicação verbal

Por fim, você precisa compreender que uma comunicação efetiva não se resume a sua fala. O seu corpo também transmite a sua mensagem, por isso é necessário uma postura adequada. 

É interessante que você não fique simplesmente parado em frente às pessoas, procure utilizar gestos e se movimentar, caso seja possível. Mas não faça gestos mecânicos e exagerados. 

Algumas posturas não são recomendadas, como mãos no bolso, braços cruzados ou se recostar nos objetos do espaço. 


Se você seguir essas dicas e continuar praticando as suas apresentações, com certeza, vai desenvolver uma excelente técnica para falar em público.


Fonte:

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2020/01/09/7-dicas-perfeitas-para-aprender-a-falar-em-publico-e-vencer-o-medo.html


#dias #falarempublico #comunicação #venceromedo #logoscaminho #comunicaçãoverbal

5 visualizações

Isabel Urrutia

Coach Vocacional e Facilitadora  de Dinâmicas de Autoconhecimento.

Logo color.png

+55 11 98902 6558

  • Instagram
  • Facebook

Receba nossa Newsletter

© 2019 LOGOS CAMINHO- Para o Desenvolvimento Humano - São Paulo - Brasil

 Tel:(+55)11989026558 - Mail: Isabel@logoscaminho.com.br 

Powered by: