CAMPO MORFOGENÉTICO - O PADRÃO INVISÍVEL QUE DA ORDEM AO SISTEMA


Você já reparou num formigueiro?.

.

No meio daquela suposta desordem existe uma ordem invisível que faz com que cada formiga saiba o que precisa fazer.

.

Elas se deslocam em filas, parte carregando comida, outras abrindo espaço, como se estivesse tudo perfeitamente coordenado. Mas se elas não se comunicam verbalmente, como isso ocorre?.

.

O mesmo fenômeno podemos observar num bando de pássaros. Geralmente formam o “V”, que ajuda a conservarem sua energia, já que cada um voa ligeiramente à frente do outro, o que proporciona uma menor resistência ao vento. Como se organizam para que isso ocorra?

De acordo com o biólogo inglês Rupert Sheldrake é devido ao campo morfogenético, formado através de padrões de atitudes individuais que se tornam hábitos pela repetição, que vão envolvendo várias pessoas e por fim se consolidam como um comportamento coletivo e, portanto como uma força maior.

Morfo vem do grego “morphe”, que significa forma. Por isso os campos morfogenéticos são campos de formas; as formas que originam os átomos, moléculas, seres e sistemas.

De maneira resumida, podemos afirmar que cada elemento que pertence a um sistema carrega todas as informações do sistema ao qual pertence, o que faz que esteja em ressonância com o todo. E nesse todo, cada elemento é importante e todos os acontecimentos são relevantes para este sistema.

Por isso esta é uma das teorias que são pilares para entender o que acontece na Constelação Familiar. A família à qual pertencemos é um sistema, o que significa que todos os elementos -as pessoas que fazem parte desse sistema)- fazem parte, estão inter-relacionados e precisam ser incluídos. No processo terapêutico, os elementos são representados por pessoas, figuras ou bonecos.


A partir deles, reproduz-se situações do sistema daquela família, onde são ilustradas dinâmicas que podem estar em desordem, o que impacta em todos os elementos pertencentes àquele sistema, uma vez que o padrão repetido acaba se transformando numa força maior invisível que acaba regendo o sistema como um todo. Isso significa que padrões de comportamento de nossos ancestrais podem estar atuando na pessoa nos dias de hoje, através dessa força invisível. Uma vez que a situação se mostra, o cliente pode “desemaranhar” o que a desordem do sistema possa ter provocado, o que beneficiará a todos os elementos pertencentes ao sistema.

Meu nome é Isabel Urrutia, Terapeuta de Autodesenvolvimento, sendo que uma das ferramentas que utilizo é a Constelação com Bonecos.

Quer saber mais sobre Constelação Familiar?

Whatsapp: (+55)11 98902 6558.





0 visualização

Isabel Urrutia

Terapeuta de Autodesenvolvimento

Logo color.png

+55 11 98902 6558

  • Instagram
  • Facebook

Entre em contato

© 2020- LOGOS CAMINHO- Para o Desenvolvimento Humano - São Paulo - Brasil

 Tel:(+55)11989026558 - Mail: Isabel@logoscaminho.com.br 

Powered by: