PROFISSÕES DO FUTURO, COMO ELAS FICAM COM A PANDEMIA?




Veja a matéria que saiu no dia 17 de abril no site do Quero Bolsa sobre as profissões do futuro neste período de pandemia. Você acha que este período acelerou o retardou esse processo de evolução? Confira se seu palpite bate com a realidade e veja se você está preparado(a) para este futuro que já chegou. Aproveite este tempo para se desenvolver! (Fonte: https://querobolsa.com.br/revista/profissoes-do-futuro-como-elas-ficam-com-a-pandemia)

Profissões do futuro: como elas ficam com a pandemia?

por Natália Plascak Jorge em 17/04/20

Quem se interessa por profissões do futuro deve estar se perguntando se alguma mudança pode ter acontecido com elas com os efeitos gerados no mundo do trabalho com a pandemia.

O fato é que os especialistas nesses estudos de mercado fazem uma leitura bem interessante sobre esse cenário: houve uma aceleração de tendências e a confirmação de profissionais já citados em análises anteriores.

Um relatório elaborado pela Profuturo, divisão responsável por investigar tendências no mundo das profissões, mostra alguns acertos dos pesquisadores, como por exemplo, a procura por bioinformationists (profissionais que trabalham com genética e vacinas), técnicos em telemedicina (aqueles que ajudam os médicos em consultas e atendimentos online) ou até mesmo por profissionais de marketing de e-commerce (que trabalham com estratégias de venda online).

O que dizem os especialistas em profissões do futuro

Para a professora Samantha Mazzero, pesquisadora da Profuturo, muitos dos cenários propostos nesses estudos sobre o futuro das profissões foram acelerados com a pandemia e a necessidade de quarentena. Segundo ela, o que essa crise fez foi aumentar intensamente o desenvolvimento de algumas frentes, especialmente em saúde e tecnologia.

“Em saúde, é possível destacar as atividades médicas específicas a distância, com médicos de base atuando com orientações de um especialista e de aparelhos tecnológicos para efetuar intervenções. Na área de tecnologia, as atividades tiveram ainda mais aceleração. As ferramentas explodiram por conta da necessidade de se trabalhar e estudar online, por isso profissionais ligados à linguagem de programação, engenheiros de software e equipes de cybersecurity estão trabalhando como nunca e resolvendo problemas em tempo recorde”, explica Samantha.

“O que estamos avaliando agora é o quanto essa crise está fazendo tudo ser mais ágil ou tomar outro rumo mais específico.” Samantha Mazzero, pesquisadora da Profuturo.

A Educação também sofreu impactos bastante significativos. A quantidade de cursos online disponíveis para desenvolvimento de novas habilidades foi grande, assim como a necessidade de adaptação das instituições de ensino ao modelo de educação a distância. “Nunca a Educação teve que dialogar tanto com a tecnologia e de forma tão rápida. Mais do que nunca as ferramentas tecnológicas têm sido essenciais. Isso também fez com que o preparo do professor em ações que engajem os alunos tivesse que ser desenvolvido. Podemos até dizer que vimos o surgimento de um novo profissional, o cyberprofessor”, brinca a pesquisadora.

Outra questão que também voltou ao campo das discussões foi o aumento da imunização. “As vacinas têm uma priorização principalmente por questões de saúde, mas também para evitar problemas econômicos, para que não haja saturação do sistema de saúde nesses momentos”, lembra Samantha.

A seguir, é possível conferir aqueles que foram confirmados no relatório do ano passado da Profuturo como os profissionais do futuro. É importante lembrar que as informações desses estudos são avaliadas de tempos em tempos, para verificar se as conclusões realmente se concretizaram como foram sugeridas.

Carreiras do futuro

· Gerente de Eco-relações: profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

· Chief Innovation Officer: interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

· Gerente de Marketing e-commerce: gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.

· Conselheiros de Aposentadoria: profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.

· Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.

· Bioinformationists: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

· Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.

Fonte: Webdelphi Carreiras do Futuro Relatório Final - FIA Profuturo


Áreas mais prováveis de se desenvolverem no futuro

Esse mesmo relatório trouxe também o estudo com as áreas mais prováveis de terem espaço crescente no mercado de trabalho. O resultado englobou cursos relacionados a preocupações com o Meio Ambiente, à globalização, qualidade de vida, virtualização e ao envelhecimento da população.

· Preocupação com o Meio Ambiente - Áreas profissionais relacionadas: Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais.

· Globalização - Áreas profissionais relacionadas: Relações Internacionais, Administração de Empresas, Direito, Economia.

· Qualidade de Vida - Áreas profissionais relacionadas: Lazer e Turismo, Psicologia, Educação Física.

· Virtualização - Áreas profissionais relacionadas: Administração de Empresas, Engenharia da Computação.

· Envelhecimento da População - Áreas profissionais relacionadas: Farmácia-bioquímica, Enfermagem.


Para refletir

Em um dos artigos publicados pela Cognizant, referência em estudos sobre o futuro, discutindo os reflexos da covid-19, Prasad Satyavolu, Chief Digital Officer e Head Global de Inovação da empresa, levanta a pergunta: nós vamos aprender com esse temporário “novo normal” para criar um ainda melhor seguir em frente?.

Você quer conhecer mais sobre o processo de #CoachingVocacional?

Entre em contato!

Mais informações:

Whatsapp: 11-989026558 Email: isabel@logoscaminho.com.br

.

.

.

#dicas #estudos #emcasa #estudar #logoscaminho #futuro #profissõesdofuturo #coachingvocacional #vocacional

0 visualização

Isabel Urrutia

Terapeuta de Autodesenvolvimento

Logo color.png

+55 11 98902 6558

  • Instagram
  • Facebook

Receba nossa Newsletter

© 2020- LOGOS CAMINHO- Para o Desenvolvimento Humano - São Paulo - Brasil

 Tel:(+55)11989026558 - Mail: Isabel@logoscaminho.com.br 

Powered by: