Workshop Vocacional

A JORNADA

A fase de escolha da carreira no início da jornada profissional é muito desafiante para os jovens. Mundo do trabalho e mercado em mudança vertiginosa, diversas opções, referências familiares e de educadores, influência dos amigos e das mídias sociais, autoconhecimento em processo, identidade em construção. Tudo contribui para tornar o momento mais complexo.

Mas assim como o mundo mudou, a forma como ajudar os jovens a encontrar o caminho profissional nesta fase, também precisa mudar. Acreditamos que o uso de ferramentas inovadoras, motivadoras e divertidas podem contribuir – e muito - para ajudá-los a dar os primeiros passos rumo à futura carreira.

Por isso desenvolvemos, um workshop vocacional online para estudantes do 11º e 12º anos do Ensino Médio, que combina 3 ferramentas - LEGO® Serious Play®, Ikigai e Perfil de Holland - para explorar habilidades, interesses, objetivos, propósito e também algumas possibilidades de profissões, adequadas aos perfis dos participantes.

Workshop Vocacional

LEGO® SERIOUS PLAY®

Se muitas vezes é difícil para um adulto identificar e explicar quais são
suas forças – imagine para um jovem, que ainda está no início da
jornada de construção de identidade e de autoconhecimento.

Para ajudá-los neste processo, fomos buscar inspiração nas peças LEGO, que são uma ferramenta universal: lúdica, aberta, atrativa e informal. Utilizamos na atividade, o LEGO Serious Play, uma metodologia vivencial e inovadora, baseada em uma extensa pesquisa nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia, aprendizagem e neurociência.

Ao fazer com que os jovens “pensem com as mãos” através da construção de modelos em 3D, permite que eles explorem pontos fortes e a própria identidade, exercitem a comunicação, reforcem a autoestima, desenvolvendo também novas competências durante o processo. Tudo isso de forma profunda mas, ao mesmo tempo, engajante, espontânea e divertida!

Isabel Urrutia | Formações

COACHING
Vocacional – Instituto Maurício Sampaio
Coaching de Vida e de Carreira (Academia Emocional, SBC – Sociedade Brasileira de Coaching e Idecaph – Instituto de Desenvolvimento Humano)
Coaching de Equipes -Academia Emocional PPTP.

ENEAGRAMA
Formação em Eneacoaching – Escola de Eneagrama

APOMETRIA
Curso de Daniel Calbucci Campos

TERAPIA QUÂNTICA
Formação em andamento Terapia Quântica – Humaniversidade

PATHWORK
Formação como Facilitadora e Formação como Helper em andamento do Programa Pathwork® de Transformação Pessoal – Regional São Paulo.

MAHALILAH – O JOGO DA VIDA
Formação como Facilitadora Mahalilah pelo Instituto O Jogo da Vida.

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA
Constelação – Instituto Luz
Constelação com bonecos – Fernando Freitas
Constelação com bonecos na água – Silca Malutta

FILOSOFIA IKIGAI

Se o tema da redação do vestibular fosse “O que te motiva?”, será que todos os jovens teriam claro seu propósito, neste momento de vida? Pode até parecer cedo para isso, mas alinhar aspirações pessoais, profissionais, valores e oportunidades de trabalho, já no início da jornada profissional, pode contribuir muito nas escolhas e nos resultados obtidos durante toda a vida.

Para ajudar os jovens a iniciar essa busca pelo propósito, fomos nos inspirar no Ikigai, filosofia da cultura japonesa que estimula as pessoas a buscar ter uma vida Iki (生き) que está em harmonia com seus desejos de realização e expectativas Kai (甲斐).

Utilizamos no processo a mandala Ikigai, uma ferramenta de autoconhecimento que faz uma intersecção entre quatro quadrantes: ‘o que amo fazer’, ‘o que posso fazer bem’, ‘o que posso ser pago para fazer’ e ‘o que o mundo precisa’. Assim ajudamos, de forma visual, interativa e efetiva, os jovens a descobrir os verdadeiros agentes motivadores e as habilidades para traçar a jornada rumo à futura carreira.

PERFIL OCUPACIONAL DE HOLLAND

O Perfil Vocacional de Holland foi desenvolvido pelo psicólogo Dr. John L. Holland. Também conhecido pela sigla RIASEC, é composto por seis perfis: Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional.

Através da realização de uma atividade baseada nesta teoria, ajudamos os jovens a
identificar o índice que eles tem de cada perfil e combinamos os resultados para sugerir as áreas de atuação profissional mais alinhadas a cada participante.